quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo fazendas no interior de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.
A Lua - Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).
Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.00. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
O Pescador - Este quadro tem um colorido excepcional e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica. Este quadro foi exposto em Moscou, na Rússia em 1931 e foi comprado pelo governo russo.
O vendedor de frutas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ques desenhos feios prefiro os meus
ResponderExcluirSeu idiota !Pelo menos ela fez e ganhou fama e vc faz suas porcarias e não consegue nada!Se toca.
Excluirnada ver sao todos muito lindos ♥ ameiiii
Excluirconcordo com vc. se é para falar mal do desenhos dos outros então nem comente idiota.
Excluirsão todos muito bons e acho que melhor do que os seus.
esse cara deve ser um idiota mesno....sem cultura
ExcluirAh!Sem cultura eh vc q além de sem cultura eh idiota tbm
ExcluirNão fale dos desenhos dos outros, pelo menos ele faz e ganha fama, já você faz e só fica aí, querendo se achar!!Idiota!!
ExcluirEla*!rsrsrs
Excluirolá, parabéns pelos riscos, eu procurei por toda net e só encontrei aqui, me ajudou muito, obrigada.
ResponderExcluirque bom que encontrei esses desenhos de Tarsila!!! Minhas filhas - gêmeas de 5 anos -vão adorar colorí-los. Estamos estudando Tarsila em casa, eu e elas adoramos a sua obra.
ResponderExcluirsuzane
Estou trabalhando com meus alunos do 4º ano Tarsila do Amaral em educação artística. Estamos utilizando diversas técnicas de colorir os riscos das obras dela... Ficaram trabalhos lindos. Os alunos estão conhecendo a arte de maneira lúdica, aprendendo a apreciar e valorizar a arte de maneira geral... Valeu muito encontar aqui outros riscos dos quais eu precisava.
ResponderExcluirMuito obrigada!
Janaína
Nossa issso me ajudou miuto por que eu estou querendo um resumo e isso esta ótimo.
ResponderExcluirAs pinturas dela são ótimasssss, o Menino ou Menina do primeiro comentario que não tem gosto.
Bjs:Bianca
Não gostei nada do primeiro desenho mas o resto esta otisisisimooooooooooooooooooooooooooo
ResponderExcluirbjs
a anônima
Você foi gentil por um pouquinho mas vc não tem que gostar de nada por que não foi vc que fez!
ExcluirAMEI TODOS SIMPLESMENTE MARAVILHOSOS!
ResponderExcluirpROF IEDA
Bom dia!
ResponderExcluirAdorei o seu blog. Ótimo... Excelente mesmo.
Peço autorização para copiar os riscos acima.
Mais uma vez... Parabéns e desde já muitissimo obrigado
Rose Junqueira
Muito interessante o seu trabalho, graças a NET pude conhecê-lo sou de Foz do Iguaçu-PRe estou procurando igual a esse a obra "Mamoeiro" voce tem?
ResponderExcluirProfa. Bia, obrigada pela visita!
ResponderExcluirJá postei a obra solicitada.
Rose, é claro que pode copiar a vontade. Obrigada!
ResponderExcluirola!!todas estãso ótimas!!mas bem que poderia ter a obra anjos de Tarsila...
ResponderExcluirFalou e disse!
ExcluirParabéns pelo blog, sou apaixonada pelas obras de Tarsila. Meu ramo de trabalho é o artesanato, amo pintar mas quero muito fazer um quadro usando retalhos de tecido em uma obra de Tarsila. Obrigada por dividir conosco algo tão precioso!
ResponderExcluirAMEI OS DESENHOS PENA QUE NAO CONSEGUI EMPRIMIRRRRR
ResponderExcluirIMPRIMIR ANALFABETO!
Excluirsandra foi muito bom ter encontrado obras de tarsila pois minha filha presisava fazer um trabalho de artes e aqui encontrei tudo que presisava
ResponderExcluirEra tudo que precisa para trabalhar com séries iniciais,as telas a biografia, tudo perfeito. Muito obrigada. Vera Lúcia, prof. de artes.Vila Velha - ES.
ResponderExcluirMuuuuito bommm ajudou muito no meu trabalho ! obrigada estão de parabéns!!
ResponderExcluirEU ESTOU TRABALHANDO AS OBRAS DE TARSILA DO AMARAL COM MEUS ALUNOS, EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. VOCÊ DEVE CONCORDAR COMIGO QUE OS DESENHOS FICAM MARAVILHOSOS.
ResponderExcluirAmei, pois trabalhei Tarsila este bimestre é precisava dos desenhos para meus alunos reproduzirem a pintura.
ResponderExcluirto criando um abaporu diferente...rsrsrsrsrs acesse blogdoquito.blogspot.com e veja....ta ficando bom.....
ResponderExcluirtarsila do amaral eu sou uma otima aluna consequi desenhar enqual e quem mais consequil!!artes para mim e otmo
ResponderExcluirIGUAL.I-G-U-A-L!E EU TAMBÉM CONSIGO GANHO MUITO DINHEIRO COM ISSO!
ExcluirNÃO TEM A LETRA G NO SEU TECLADO!!!
ExcluirCONSEGUI E NÃO CONSEQUI!!
VC TA FALANDO COMO SE ESTIVESSE LADO A LADO COM A TARSILA E ELA JÁ MORREU VC É SOBRENATURAL OU OQ ????
tarsila amaral e um bom artista bejao e parabens
ResponderExcluirbeijão!
ExcluirBEIJOS PRA QUEM?????????????????
ExcluirPRO DEFUNTO DA TARSILA????????
SÓ SE FOR NÉ!!!!!!!!!
pelo Amor de Deus como faço para ampliar os desenhos
ResponderExcluirmuuito bom , me ajudou muito no meu trabalho de artes *--*
ResponderExcluirki bom consegui oq queria ha ha
ResponderExcluirMUITO BOM....ADOREI!! OBRIGADA POR COMPARTILHAR.
ResponderExcluirta doido desses desenhos hein!
ResponderExcluirpensei q seriam bons, mas ñ é o q eu vi!!!!!!
Seu idiota !Pelo menos ela fez e ganhou fama e vc faz suas porcarias e não consegue nada!Se toca.
ExcluirÓtimos! *-*
ResponderExcluirMe ajudaram bastante no trabalho de artes!
UM grande beijo e muuuito obrigada ♥
sou professora de educação infantil e pretendo imprimir essas pinturas para fazer um projeto no qual os alunos conheçam um pouco dessa maravilhosa artista e façam a releitura de algumas de suas obras. posso copiar? vai me ajudar muito nas minhas aulas.
ResponderExcluirESTAVA PRECISANDO DESSAS OBRAS EM DESENHO PARA FAZER UM TRABALHO´P ESCOLA DE ARTES E SO NESSE BLOG KE ENCONTREI.....ME AJUDOU MUITO........OBRIGADAAA
ResponderExcluirDAYANE,URUCUIA MG
sou professora de educação infantil NIVEL I e pretendo imprimir essas pinturas para fazer um projeto no qual os alunos conheçam um pouco dessa maravilhosa artista e façam a releitura de algumas de suas obras. posso copiar? vai me ajudar muito nas minhas aulas.
ResponderExcluirVAL CAMPO GRANDE MS
Claro que sim, Val.
ResponderExcluirÉ um prazer poder ajudar. Ando sem tempo para atualizar o blog mas se precisar de algo é só deixar um recadinho.
Bjos
gosto muito dos seus desenhos são com rosas a flutuar no mar intenso
ResponderExcluirmuito legal amei ♥♥
ResponderExcluiradorei sua obra
ResponderExcluirtoda de+++ adorei desejo
ResponderExcluirsorte e que continue aSSIM
AMEI [BEIJOS]
ResponderExcluiramei tds mto lindos minha professora ivete lessa tinha q ver isso
ResponderExcluirEu amo as obras de Tarsila do Amaral.
ResponderExcluirA morte de Tarsila do Amaral
ResponderExcluirNogueira Montinho
Em decorrência de complicações pós-operatorias, faleceu na madrugada de ontem no Hospital da Beneficencia Portuguesa a pintora Tarsila do Amaral. Nascida em Capivari em 1890, desaparece aos oitenta e três anos, havendo sido sepultada ontem às 16 horas, no cemiterio da Consolação. Tarsila, que passou os ultimos anos de sua vida no apartamento da Albuquerque Lins, nº 1129, encarnou em São Paulo uma admiravel figura de artista. Presa desde 1965 a uma cadeira de rodas, não abandonou um momento sequer os pincéis e as telas; seu ultimo quadro talvez tenha sido "A Fazenda", preparado especialmente para uma recente exposição comemorativa do cinquentenario da Semana de Arte Moderna. A par dessa extraordinaria atividade, o que sobretudo impressionava na anciã semiparalisada e em tudo dependente da assistencia de terceiros, era a constante afabilidade, o sorriso iluminando sem cessar a fisionomia extraordinariamente repousada. Raras eram suas aparições em publico nestes ultimos anos. Em todas elas, porém, a artista se via cercada de manifestações de carinho, de provas de admiração e de reconhecimento por seu extraordinario valor artistico e humano.
Com Tarsila do Amaral efetivamente desaparece toda uma epoca cultural de São Paulo. Embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna, pois encontrava-se em Paris em 1922, Tarsila representa, ao lado da pioneira Anita Malfati, a adesão, entre nós, aos postulados renovadores e antiacademicistas em artes plasticas.
"Caipirinha paulista vestida por Poiret"... com esse verso de Oswald de Andrade, escrito em 1925, Tarsila passou à cronica heróica do Modernismo brasileiro, que teve como um dos principais epicentros a sua residencia, à epoca de seu casamento com Oswald, na alameda Barão de Piracicaba. Descendente de um dos mais velhos troncos do patriciado rural paulista, filha do patriarca José Estanislau do Amaral Filho e de da. Lidia Dias de Aguiar, educada no Colegio de Sion, como todas as jovens paulistanas de sua geração, Tarsila começou a estudar pintura com Pedro Alexandrino, em 1917. A essa epoca, Anita Malfati já escandalizava a paulicéia provinciana com sua exposição expressionista, e Lasar Segall e Di Cavalcanti começavam a incomodar o conservadorismo vigente. A viagem a Paris em 1920, porém, é que pode considerar-se como a data capital de sua carreira. Sergio Milliet, que lá a conheceu em 1923, encontrou-a seguindo cursos de cubismo com André Lhote, Fernand Léger e Albert Gleizes. A pintora diria mais tarde que o cubismo "é o serviço militar da pintura", significando assim a importancia que o estudo rigoroso da composição e da forma tem para o artista plastico. Por seu atelier, situado nas proximidades da avenue de Clichy, desfilou tudo quanto em Paris contava na epoca: Eric Satie, Jean Cocteau, Blaise Cendras, Léger, Lhote, Gleizes, o poeta franco-uruguaio Jules Supervielle, o escritor Valéry Larbaud, o compositor Igor Stravinsky eram lá encontrados ao lado dos brasileiros Paulo Prado, Oswald de Andrade, Vila Lobos, Sousa Lima, Di Cavalcanti, Sergio Milliet, Rubens Borba de Morais, Brecheret, Anita Malfati.
Voltando ao Brasil, mais precisamente a São Paulo, em 1923, a pintora redescobre sua terra e entra em contacto com a figura extraordinaria de Mario de Andrade, que iria mais tarde defini-la esteticamente com uma agudeza que até hoje causa espanto: "um certo e bem aproveitado caipirismo de formas e cor, uma sistematização inteligente do mau gosto que é dum gosto excepcional".