domingo, 26 de abril de 2009

Dia do Sacerdote de da Empregada Doméstica

27 de abril - Dia do Sacerdote



Um sacerdote é alguém que faz os sacrifícios, realiza os rituais e age como um mediador entre Deus e o homem. Isto significa que ele é responsável por oferecer aquilo para o qual foi divinamente designado por Deus, para executar os diferentes ritos e cerimônias referentes à adoração a Deus, e ser um mediador entre Deus e homem.
Os seus deveres estavam divididos em funções. (Serviço, Ensino, e Oração)

1) o primeiro era ministrar no santuário, que nesta época era o tabernáculo, mas quando Israel se tornou uma nação povoada foi o templo.

2) Em segundo, os sacerdotes eram responsáveis para ensinar ao povo a lei de Deus.

3) Por fim, quando a nação buscava a Deus, eram os sacerdotes que oravam para pedindo direção.

Algo da importância do sacerdote na adoração do Antigo Testamento pode ser visto do fato de que no hebraico a palavra para sacerdote 'kohen' ocorre quase 800 vezes. É interessante que o verbo kahan (da mesma raiz de kohen) é usado no Antigo Testamento para descrever o noivo que se enfeita com ornamentos.
Fonte:
http://www.jesusnet.org.br/tabernaculo/ssacerdote.htm



27 de abril - Dia da Empregada Doméstica



Embora muita gente não saiba, no dia 27 de abril se comemora o dia da empregada doméstica, data dedicada a Santa Zita de Lucca.
Santa Zita era uma empregada doméstica e uma santa milagrosa. Nascida em Monte Sagrati, Itália em 1218, com a idade de 12 anos começou a trabalhar para a família dos Fratinelle, comerciante de lã e outros tecidos em Lucca.
Logo outros serventes não gostaram dela porque ela trabalhava muito e era muito boa para os outros. Além disso ela dava comida e roupa para os pobres. Mais tarde, ela conseguiu o respeito dos membros da família. De acordo com a tradição, os outros serventes finalmente ficaram convencidos que ela era uma santa, porque um dia encontraram um anjo fazendo os pães e outro lavando a roupa, no lugar de Santa Zita, que atendia a um pobre doente a porta da casa.
Durante toda a sua vida ela trabalhou a favor dos pobres, doentes e outros sofredores e lastimava que criminosos ficassem na prisão sem fazer nada. Ela foi uma das que defendia a causa que os criminosos prisioneiros deveriam ter que ajudar aos pobres e doentes. A ela foi creditado uma serie de milagres Foi canonizada em 1696 e é a padroeira das empregados domésticas e na arte litúrgica da Igreja é mostrada com um saco, pedaços de pão e um rosário ou ainda atendendo a um pedinte a porta de casa. Ela é responsável por vários milagres, canonizada em 1696 e tida como padroeira dos empregados domésticos,e sua imagem nas igrejas, é mostrada com um saco, pedaços de pão e um rosário ou atendendo há um pedinte.
Foi reconhecida como santa ainda viva,confirmada como grande feitora de milagres.

Oração a Santa Zita

Ó Santa Zita, que no humilde trabalho doméstico soube ser solícita como foi Marta quando servis Jesus em Betânia, e piedosa como Maria Madalena, aos pés do mesmo Jesus, ajudai-me a suportar com ânimo e paciência todos os sacrifícios que impõem meus trabalhos domésticos : ajudai me a tratar as pessoas da família que sirvo como se fossem meus irmãos.

Ò Deus recebei o meu trabalho, o meu cansaço e minhas tribulações , e pela intercessão de Santa Zita, daí forças para cumprir sempre meus deveres, para merecer o reconhecimento dos que sirvo e a recompensa eterna no céu

Santa Zita ajudai-me,
Amém

Fontes:
http://www.cademeusanto.com.br/santa_zita.htm
http://mirelejornalista.blogspot.com/2008/04/27-de-abril-dia-das-empregadas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário