sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Africanidades II


Dando continuidade às oficinas para estudo da África, realizamos uma manhã de trabalho sobre os animais africanos.
Primeiro, os alunos foram separados em pequenas equipes e solicitados a realizar uma pesquisa bibliográfica. Além dos livros da biblioteca da escola, levamos algumas curiosidades retiradas da net, já impressas. Cada equipe deveria escolher apenas um animal a ser pesquisado. Os animais escolhidos foram: gorila, leão, elefante, rinoceronte, hipopótamo e a zebra.








Logo depois, houve a socialização das informações colhidas e foram instruídos a ilustrar o animal pesquisado, usando técnicas diversas:



GORILA
(Pontilhismo e Pintura a dedo)



·OS GORILAS ALIMENTAM-SE PRINCIPALMENTE DE VEGETAIS E FRUTOS QUE ENCONTRAM NAS FLORESTAS.

·A FÊMEA DO GORILA GERA APENAS UM FILHOTE EM CADA GESTAÇÃO

·SEU HABITAT SÃO AS FLORESTAS TROPICAIS DA REGIÃO CENTRAL DA ÁFRICA

·EM FUNÇÃO DA CAÇA PREDATÓRIA E DA DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS AFRICANAS, ESTE ANIMAL ENCONTRA-SE EM RISCO DE EXTINÇÃO

·SÃO EXTREMAMENTE FORTES, PODENDO LEVANTAR MAIS DE UMA TONELADA COM OS BRAÇOS

·POSSUI UM COMPORTAMENTO TÍMIDO E CALMO, EVITANDO O CONTATO COM SERES HUMANOS. PORÉM, QUANDO AMEAÇADOS, PODEM ATACAR QUALQUER ANIMAL, INCLUSIVE O SER HUMANO

·VIVEM EM GRUPOS (BANDOS) COMPOSTOS POR MACHOS (APENAS UM, O MAIS FORTE, É O LÍDER), FÊMEAS E SEUS FILHOTES

·ESPECTATIVA DE VIDA: EM MÉDIA VIVEM ATÉ 35 ANOS

·ALTURA: EM MÉDIA DOIS METROS

·COR: PRETA

·PESO: EM MÉDIA 250 QUILOS (MACHO NA FASE ADULTA)

·GESTAÇÃO: PERÍODO DE 220 DIAS

LEÃO

(Gizão de cera derretido)



· O LEÃO É O NOME POPULAR DO FELINO CUJO NOME CIENTÍFICO É PANTHERA LEO.

· O LEÃO É ENCONTRADO EM TRÊS CONTINENTES: ÁFRICA, EUROPA E ÁSIA. PORÉM, A GRANDE CONCENTRAÇÃO ATUAL DE LEÃO OCORRE NAS SAVANAS AFRICANAS.

· A COR DESTE ANIMAL VARIA ENTRE A AMARELA CLARO E O MARROM.

· OS MACHOS SE DIFERENCIAM DAS FÊMEAS PELO TAMANHO, PESO E PRESENÇA DA GRANDE JUBA.

· OS LEÕES SÃO CARNÍVOROS E CAÇADORES (PRINCIPALMENTE AS FÊMEAS). OS LEÕES SE ALIMENTAM DE ANTÍLOPES, GNU, BÚFALOS, ZEBRAS, JAVALIS E OUTROS MAMÍFEROS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE. UM LEÃO DE GRANDE PORTE PODE COMER ATÉ 35 QUILOS DE CARNE EM APENAS UM DIA.

· VIVEM EM GRUPOS DE 5 A 40 ANIMAIS, FORMADO NA MAIORIA POR FÊMEAS.

· AS FÊMEAS SÃO RESPONSÁVEIS PELA CAÇA E CUIDADO DOS FILHOTES, ENQUANTO OS MACHOS SÃO ENCARREGADOS DE PROTEGER O GRUPO DOS ANIMAIS MAIORES.

· EXISTEM VÁRIAS ESPÉCIES DE LEÕES, PORÉM AS MAIS CONHECIDAS SÃO: LEÃO-SUL-AFRICANO, LEÃO-DO-ATLAS, LEÃO-ASIÁTICO, LEÃO-DO-CABO E LEÃO-SENEGALÊS.

· PODEM ATINGIR ATÉ 55 KM/H, PORÉM CONSEGUEM PERCORRER PEQUENAS DISTÂNCIAS.

· COMPRIMENTO: ENTRE 2,5 M E 3,0 M (MACHO) E ENTRE 2,3 M E 2,7 (FÊMEA)

· PESO: ENTRE 150 E 230 KG PARA MACHOS E ENTRE 120 A 170 KG PARA FÊMEAS.

· COR: DO AMARELO CLARO AO MARROM

· ALTURA: APROXIMADAMENTE 60 A 90 CM


ZEBRA

(Gizão de cera derretido)



COMPRIMENTO: 2,4 M

ALTURA DO QUARTO DIANTEIRO: 1,5 M

PESO: 250 A 320 KG

VIDA MÉDIA: 20 A 30 ANOS

O CAÇADOR, DE TOCAIA, PREPARA-SE PARA ALVEJAR ESTA CAÇA APARENTEMENTE FÁCIL. MAS A ZEBRA JÁ PRESSENTIU O PERIGO E DISPARA A GALOPE. O QUE A SALVA NÃO É SÓ A VELOCIDADE, QUE ÀS VEZES ATINGE 60 QUILÔMETROS POR HORA, MAS TAMBÉM AS LISTRAS BRANCAS E PRETAS QUE TORNAM DIFÍCIL DISTINGUIR SUA SILHUETA ENQUANTO CORRE. À NOITE, SUA PELE LISTRADA CONFUNDE-SE COM AS SOMBRAS DA VEGETAÇÃO, AJUDANDO-A A ESCAPAR DOS LEÕES.

A ZEBRA É ENCONTRADA NA ÁFRICA, DO SAARA À RODÉSIA. POUCO EXIGENTE EM MATÉRIA DE COMIDA, ELA SE CONTENTA COM O CAPIM RALO QUE CRESCE NESSAS REGIÕES SEMI-ÁRIDAS. VIVE EM GRUPOS DE ATÉ 20 MEMBROS, LADO A LADO COM OS GNUS, BÚFALOS E AVESTRUZES. TODOS ESSES ANIMAIS CONVIVEM HARMONIOSAMENTE.

A FÊMEA DÁ A LUZ A UM SÓ POTRINHO, APÓS UM PERÍODO DE GESTAÇÃO DE UM ANO APROXIMADAMENTE. SE CAPTURADA CEDO, A ZEBRA É FÁCIL DE DOMESTICAR.

RINOCERONTE

(Pintura a dedo)



O RINOCERONTE É UM DOS MAIORES MAMÍFEROS QUE EXISTEM NA TERRA E CARACTERIZA-SE POR SUA PELE MUITO GROSSA E PELOS CHIFRES NA PONTA DO NARIZ, QUE PODEM SER UM OU DOIS, DEPENDENDO DA ESPÉCIE DE RINOCERONTE. O RINOCERONTE PODE SER CONSIDERADO O BICHO MAIS ESQUISITO DO MUNDO, OU PELO MENOS CONCORRER COM OUTRAS ESPÉCIES, PESADO, COM UM GRANDE NARIZ COM CHIFRES NA PONTA, ELE COM CERTEZA NÃO É UM ANIMAL QUE REPRESENTA A BELEZA DA FAUNA MUNDIAL.

SEU CHIFRE AO CONTRÁRIO DO QUE PARECE NÃO É FORMADO DE OSSO E SIM DE PÊLOS MUITO COMPACTOS QUE FORMAM AQUELA ESTRUTURA RÍGIDA COM A FORMA DE UM CHIFRE, QUE NO RINOCERONTE BRANCO PODE CHEGAR A MEDIR 1 METRO. ALÉM DISSO A PELE DESSE ANIMAL CHEGA A 7 CENTÍMETROS DE ESPESSURA E É ENRUGADA, TEM ORELHAS MUITO PEQUENAS E NÃO ENXERGA BEM. OS RINOCERONTES JA ESTIVERAM NA LISTA DOS ANIMAIS EM EXITINÇÃO, ENTRETANDO DEVIDO AO TRABALHO DAS ENTIDADES DE PRESERVAÇÃO DOS ANIMAIS NO MUNDO INTEIRO ELES SAIRAM DESSA TRISTE LISTAGEM, QUE DENIGRE A HISTÓRIA DA HUMANIDADE. O RINOCERONTE FAZ PARTE DA LISTA DOS 5 ANIMAIS SELVAGENS MAIS DIFICEIS DE SEREM CAÇADOS, AO LADO DO LEÃO, DO LEOPARDO, DO BÚFALO AFRICANO E DO ELEFANTE.

OS RINOCERONTES TEM ÓTIMA AUDIÇÃO E OLFATO, EM DETRIMENTO DE SUA VISÃO E MESMO COM SEU TAMANHO E PESO AVANTAJADO A QUEM AFIRME QUE ESSES ANIMAIS PODEM ALCANÇAR A VELOCIDADE DE 70 QUILOMETROS POR HORA. A FÊMEA TEM UM FILHOTE DE CADA VEZ, QUE PESAM EM TORNO DE 25 QUILOS AO NASCER E MAMAM ATÉ OS 2 ANOS. O FILHOTE VIVE JUNTO DA MÃE ATÉ OS 5 ANOS MAIS OU MENOS, QUANDO COMEÇA A SE TORNAR INDEPENDENTE. OS RINOCERONTES SE ADAPTAM BEM EM MEIO AMBIENTE DIVERSO AO SEU HABITAT NATURAL E PODEM SER VISTAS ESPÉCIES DESSES ANIMAIS RECEBENDO TRATAMENTO DE LUXO EM ZOOLÓGICOS DO MUNDO INTEIRO, ONDE PODEM ALCANÇAR A MÉDIA DE 45 ANOS DE VIDA.

HIPOPÓTAMO

(PVA sobre giz de cera)



ESTES ANIMAIS VIVEM GERALMENTE PRÓXIMO DE RIOS, ONDE PASSAM GRANDE PARTE DO SEU TEMPO IMERSOS. OS HIPOPÓTAMOS SÃO HERBÍVOROS E ALIMENTAM-SE DURANTE A NOITE DA VEGETAÇÃO EXISTENTE NAS MARGENS DOS RIOS QUE HABITAM, MAS HÁ INDÍCIOS DE CANIBALISMO DE MACHOS ADULTOS COM FILHOTES.

OS HIPOPÓTAMOS SÃO PREGUIÇOSOS EM TERRA, MAS AINDA PODEM ATINGIR VELOCIDADES DE 50 KM/H. NA ÁGUA, SÃO MAIS RAPIDOS QUE O IAN THORPE, E MOSTRAM DIVERSAS ADAPTAÇÕES EM SUA EXISTÊNCIA, NA MAIOR PARTE AQUÁTICA, INCLUSIVE ORELHAS E NARINAS QUE PODEM SE FECHAR E UMA SECREÇÃO DA PELE QUE FUNCIONA COMO PROTETOR SOLAR, ANTI-SÉPTICO E ANTI-BACTERIANO. A PELE DOS HIPOPÓTAMOS É MUITO SENSÍVEL A QUEIMADURAS SOLARES E, PARA SE PROTEGER, SEGREGA UMA SUBSTÂNCIA DE COR VERMELHA QUE AO LONGE PODE SER CONFUNDIDA COM SANGUE.

EXTREMAMENTE TERRITORIAIS, OS HIPOPÓTAMOS SÃO ANIMAIS AGRESSIVOS QUE DEFENDEM O SEU ESPAÇO DE POSSÍVEIS INVASORES. ELES SÃO AGRESSIVOS COM OS SERES HUMANOS E SÃO A ESPÉCIE DE MAMÍFERO AFRICANA QUE MATA MAIS SERES HUMANOS A CADA ANO.

VIVEM EM GRUPOS GREGÁRIOS ATÉ CERCA DE VINTE ANIMAIS, CONSTITUÍDOS PELAS FÊMEAS E CRIAS E LIDERADOS POR UM MACHO.

OS HIPOPÓTAMOS ERAM SAGRADOS PARA OS ANTIGOS EGÍPCIOS. A DEUSA DA FERTILIDADE, TUÉRIS, FOI REPRESENTADA COMO UM HIPOPÓTAMO BÍPEDE.

ELES DEFECAM E ESPALHAM SUAS FEZES COM O RABO COM O OBJETIVO DE DEMARCAR TERRITÓRIO.

» OS HIPOPÓTAMOS PODEM CHEGAR A 3.500 KG, VIVEM 45 ANOS E APRESENTAM GRANDE AGRESSIVIDADE NA NATUREZA. PODEM FICAR SUBMERSOS SEM RESPIRAR ATÉ 30 MINUTOS

ELEFANTE

(Pontilhismo e pintura a dedo)



ATÉ RECENTEMENTE, ACREDITAVA-SE QUE HAVIA APENAS DUAS ESPÉCIES VIVAS DE ELEFANTES, O ELEFANTE-AFRICANO E O ELEFANTE-ASIÁTICO, UMA ESPÉCIE MENOR. ENTRETANTO, ESTUDOS RECENTES DE DNA SUGEREM QUE HAVIA, NA VERDADE, DUAS ESPÉCIES DE ELEFANTE-AFRICANO: LOXODONTA AFRICANA, DA SAVANA, E LOXODONTA CYCLOTIS, QUE VIVE NAS FLORESTAS. OS ELEFANTES SÃO OS MAIORES ANIMAIS TERRESTRES DA ATUALIDADE PESANDO ATÉ 12 TONELADAS E MEDINDO EM MÉDIA QUATRO METROS DE ALTURA. AS SUAS CARACTERÍSTICAS MAIS DISTINTIVAS SÃO AS PRESAS DE MARFIM.

AS GRANDES ORELHAS DO ELEFANTE SÃO TAMBÉM IMPORTANTES PARA A REGULAÇÃO DA TEMPERATURA. AS ORELHAS DE UM ELEFANTE SÃO FEITAS DE MATERIAL MUITO FINO ESTICADO SOBRE CARTILAGEM E UMA VASTA REDE DE VASOS SANGUÍNEOS. NOS DIAS QUENTES, OS ELEFANTES AGITAM CONSTANTEMENTEN AS ORELHAS, CRIANDO UMA BRISA SUAVE. ESTA BRISA ARREFECE A OS VASOS SANGUINEOS À SUPERFICIE, E O SANGUE MAIS FRESCO CIRCULA ENTÃO PELO RESTO DO CORPO DO ANIMAL. O SANGUE QUE ENTRA AS ORELHAS DO ANIMAL PODE SER ARREFECIDO ATÉ CERCA DE 6 GRAUS CELSIUS ANTES DE RETORNAR AO RESTO DO CORPO. AS DIFERENÇAS ENTRE AS ORELHAS DOS ELEFANTES AFRICANOS E ASIÁTICOS PODE SER EXPLICADA, EM PARTE, PELA SUA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA. OS ELEFANTES AFRICANOS ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DO EQUADOR, ONDE O CLIMA É MAIS QUENTE. POR ISSO, TÊM ORELHAS MAIORES. OS ASIÁTICOS VIVEM MAIS PARA NORTE, EM CLIMAS MAIS FRESCOS, E PORTANTO, TÊM ORELHAS MENORES.

AS ORELHAS TAMBÉM SÃO USADAS PARA INTIMIDAÇÃO E PELOS MACHOS DURANTE A CORTE. SE UM ELEFANTE QUER INTIMIDAR UM RIVAL OU PREDADOR, ESTENDE AS ORELHAS PARA PARECER MAIOR E MAIS IMPONENTE. DURANTE A ÉPOCA DA PROCRIAÇÃO, OS MACHOS EMITEM UM ODOR DE UMA GLÂNDULA SITUADA ENTRE OS OLHOS. JOYCE POOLE, UM CONHECIDO INVESTIGADOR SOBRE OS ELEFANTES, PROPÔS A TEORIA QUE OS MACHOS ABANAM AS ORELHAS PARA ESPALHAR ESTE "PERFUME ELEFANTINO" ATÉ GRANDES DISTÂNCIAS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário