terça-feira, 20 de outubro de 2009

Africanidades IV

Mais uma oficina realizada: hora de aprender e divertir-se com os ritmos africanos!!
Primeiro, assistimos a um vídeo musical com instrumentos de percussão variados.
Em seguida, fomos à construção de alguns instrumentos (com sucatas) e à diversão!

CHOCALHO

Materiais: 1 latinha de refrigerante, pedrinhas (ou sementes - cada uma tem uma sonoridade diferente), fita adesiva

Como fazer
1- Lave a latinha de refrigerante.
2- Pelo furo, coloque muitas pedrinhas pequenas, até preencher cerca de 1/3 da latinha. (mudando a quantidade, muda-se a sonoridade.

3- Tape o furo com a fita adesiva.
Como tocar
Balance o chocalho no ritmo da música.

TRÉCULAS

As TRÉCULAS (tradicionalmente feitas de madeiras rijas) aparecem como instrumento de percussão em ambientes festivos e romarias. Dão um colorido muito bonito à música, de parceria com outros instrumentos, como o BOMBO ou os CHINCALHOS. As TRÉCULAS tomam outros nomes, dependendo da região onde são construídas. Em Barcelos (Portugal), chamam-lhe TABUINHAS.
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Qualquer tipo de cartão, desde que o consigas cortar com uma tesoura e uns metros de guita.
FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Tesoura, cola de contacto e um furador de escritório.
EXECUÇÃO
Cortas vários retângulos de cartão (cerca de 25 X 3 cm - não tem medida exata), de modo a que os possas colar. Junta-os, por exemplo, em grupos de 2 ou 3, dependendo da grossura do cartão. Numa das extremidades fazes dois furos com o furador, que se destinam a passar o cordel e fazeres os dois lacetes destinados à colocação dos dedos polegares de ambas as mãos. Para que os cartões fiquem separados uns dos outros necessitas de colocar entre eles um separador, que pode ser uma tira dos rectângulos de cartão já cortado. Finalmente, basta passares a guita pelos furos de cada cartão, não te esquecendo de colocares os respectivos separadores.
COMO TOCAR
Com os dedos polegares enfiados nos lacetes, abre e fecha as palmas da mão, para que as extremidades batam ao ritmo da música.


CHINCALHOS

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Cartão, pregos e tampinhas de bebida em garrafa.
FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Tesoura, martelo e cola
EXECUÇÃO
Deves colar várias tiras de cartão para ficar com a consistência devida, de modo a aguentar os pregos. As tampinhas devem ser furadas com um prego mais grosso do que aquele que vais utilizar para as fixares ao cartão. O tamanho e o número de tampinhas que vais utilizar é variável. Não te esqueças de tirar o vedante que existe no interior da mesma, porque sem ele, obténs uma melhor sonoridade.


REQUE-REQUE

EXECUÇÃO
Cortas as pontas das canetas e retiras o filtro onde a tinta fica embebida. Com a cola de contato (ou cola quente) faz a junção das canetas às reentrâncias do garrafão onde haja reentrancias (desinfetante, por exemplo). Se passares a cana dum modo ritmado pelas canetas (não te esqueças de que a cola deve estar bem seca antes de tocares), logo ouvirás o som do teu REQUE-REQUE.

COMO TOCAR
Já alguma vez, uma pulga te mordeu? A mim já! Como é lógico, fiz o que não devia. Comecei a coçar, para baixo e para cima, para baixo e para cima. E assim estás um " REQUE-REQUISTA” de se tirar o chapéu.


TAN-TANS


MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Duas latas com capacidades diferentes, um cordel com cerca de dois metros, plástico forte e linha de coser das valentes.
FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Uma tesoura
EXECUÇÃO
Prendes e esticas bem o plástico em cada uma das latas. Esta operação deve ser feita por duas pessoas: uma ata e a outra vai esticando o plástico. Depois das duas latas, terem o respectivo plástico bem esticado, atas uma lata à outra, de tal modo que os plásticos fiquem à mesma altura.
COMO TOCAR
É importante que os teus TAN-TANS, tenham o plástico bem esticado. Com a ponta dos dedos bate ritmadamente no tambor maior e depois no pequeno ou vice-versa. Os TAN-TANS, seguram-se entre as pernas, para poderes utilizar as duas mãos na sua execução. Agora tenta acompanhar o ritmo de uma canção.


MARACÁS


MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Uma lata de refrigerante (ou vasilhame de plástico rígido - cada um tem uma sonoridade diferente) e cerca de 30 cm de um cabo de vassoura
FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Tesoura, serra, martelo, prego, cartão e pedrinhas.
EXECUÇÃO
Arranjas uma lata de refrigerante ou outra qualquer que tenha uma capacidade de cerca de 30 cm cúbicos. Atravessas a mesma com um pedaço de pau com cerca de 30 cm de comprimento. Colocas no interior da lata algumas pedrinhas (não coloques muitas) e com uma rodela de cartão, que tenha um furo ao meio para passar o pau, vedas a saída da lata de modo a que as pedrinhas não saiam. Podes utilizar, vários cartões colados, para dares uma maior resistência e evitares a saída das pedrinhas quando estiveres a tocar.
COMO TOCAR
Pega no cabo, ou pega, da tua Maraca e tenta, chocalhá-la ao ritmo da música. Se fizeres duas, para que tenham sons diferentes, coloca mais pedrinhas numa do que noutra.


Fonte: Educar Já!


Um comentário:

  1. OLá, venho olhar com calma suas postagens sobre africanidades,bem interessantes.... Reservei um selinho pra vc no linguagem, venha pegá-lo...

    ResponderExcluir