quarta-feira, 21 de junho de 2017

Autonomia na Aprendizagem

Fonte da imagem: https://4daddy.com.br/

Uma questão importante levantada por pais, especialmente quando os filhos apresentam dificuldades de aprendizagem, é: "A partir de quando devemos deixar/esperar que a criança faça suas tarefas escolares para casa sozinha?"  A resposta é "A partir de quando a criança traz tarefa para realizar em casa".
O aprendente, seja qual for sua faixa etária, precisa "aprender a aprender", ser "autônomo" no seu processo de aprendizagem. De forma alguma, isto significa abandono dos pais e educadores ou que precise realizar as tarefas sozinho. 
Nas tarefas escolares, o papel dos pais é definir um local e horário adequados para os pequenos estudarem em casa (mesmo que não tenham tarefas para casa), manterem-se presentes e atentos às dificuldades mas, jamais fazer as atividades pelas crianças. 
Se estas apresentam dificuldades, devem ser auxiliadas a refletir sobre o problema, mas não ter alguém que realize a atividade por elas. O processo de aprendizagem acontece pela interação com o(s) outro(s), entretanto, o aprendizado é solitário, individual. E aprender demanda tempo/espaço/planejamento/esforço!
Aprendentes, de qualquer faixa etária, precisam estabelecer um vínculo com o objeto de aprendizagem e não podem se tornar dependentes de alguém que faça a "ponte" entre eles e estes objetos perpetuamente. 
Daí,  ser necessário buscar apoio profissional nas dificuldades, de modo que a autonomia e auto-confiança sejam estabelecidos, sem necessidade de uma "muleta", de um apoio constante nas atividades e exercícios, sejam na escola ou em casa.


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